Sou Anina Fittipaldi, Mestre em Linguística , formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Ser linguista é trabalhar com as diferentes linguagens, entender o processo comunicativo e interpretativo de diferentes tipos de textos. É entender como se processa a comunicação e o sentido .
Interpretar e escrever são as minhas paixões. Por esse motivo escolhi os estudos acadêmicos a fim de entender cientificamente como a interpretação acontece.
É claro que o mestrado complementou a minha graduação. Sou professora de Português-Literatura e, aí está o ponto alto do meu trabalho como professora: sensibilizar o aluno para a leitura e escrita, em qualquer fase da escolaridade. É o grande desafio da sala de aula de hoje e eu estou sempre pronta para isso.
Como gosto de desafios, a minha trajetória pessoal e profissional foi muito rica em invadir diversos caminhos.
Inicialmente, queria ser bailarina. A arte em todas as suas manifestações me seduz fortemente. Entretanto, nasci numa família muito conservadora que acabou encaminhando-me para o magistério, mas isso não me levou à frustração alguma. Ao contrário, por sempre buscar o novo, a sala de aula foi estímulo para outros grandes passos onde a leitura, a arte e a escrita estivessem presentes. Apesar de ter me apaixonado pela profissão, era pouco para mim. Muito pouco.
Fui alfabetizadora – e adoro ainda hoje alfabetizar. Escrevi livros de alfabetização ( 1º ano ) e tive resultados excelentes durante esse período como alfabetizadora. Ainda hoje, coordeno professores desse segmento e, durante a pandemia, tive a oportunidade de alfabetizar minha neta. E ,como sempre afirmo, “nós, professores, estamos sempre aprendendo”. Com ela, com suas dúvidas e seus questionamentos, modifiquei muitos aspectos do processo de aquisição da leitura e da escrita .
Voltando. Apesar de ter me apaixonado pelo alfabetizar, não parei aí. Era pouco para mim. Muito pouco.
Fui para a graduação em Letras e concursos me levaram para o Ensino Fundamental 2 da rede pública, dando aula de português também no ensino privado. Continuei estudando e terminei o curso de Pedagogia com Especialização em Didática da Linguagem .
A linguagem, a literatura e a arte estão sempre no meu caminho!
Anina Fittipaldi
A linguagem, a literatura, a arte estão sempre no meu caminho. E fui coordenar a disciplina de língua portuguesa do Colégio Sion – da Educação Infantil até a 3ª série do Ensino Médio. Sem deixar de trabalhar em sala de aula. É o contato com alunos, o grande laboratório para conhecer o processo de ensino- aprendizagem.
Paralelamente, fui convidada para ser diretora do CIEP – Avenida dos desfiles e também para trabalhar na Universidade Candido Mendes como professora de Comunicação Empresarial. Dois novos desafios que abracei com toda vontade. Isso sem deixar a coordenação do colégio particular e a sala de aula, na rede pública, mesmo como diretora.
Na direção do CIEP, trabalhando com classes populares, produzi várias coleções didáticas: Descobrindo o Sabor do Texto (editora Dimac) , Magia do Texto (editora Moderna ) e Alegria do Saber (editora Scipione) .
Não ficou só aí. Choveram convites para as universidades. Trabalhei em muitas delas. Na Universidade Bennett, coordenei um projeto de leitura e pude fazer uma outra pós-graduação, a de Ciências Sociais em uma perspectiva interdisciplinar. Muita experiência e sonhos continuam vivos .
Hoje, a minha dedicação está focada em escrever: produzir livros de literatura infantil , jogos didáticos e tudo e o que as minhas paixões pedirem e as necessidades do mercado se apresentarem para mim.
Continuo firme e apaixonada pela educação!
Anina Fittipaldi